FISCALIZAÇÃO

Sem alvará sanitário, farmácia é interditada no Village Campestre

iscalização ainda constatou a venda de medicamentos controlados sem receita médica
Por Assessoria 20/09/2023 - 13:49
Atualização: 20/09/2023 - 13:57

ACESSIBILIDADE

Cortesia
Medicamentos de uso controlado estavam sendo comercializados sem receita médica
Medicamentos de uso controlado estavam sendo comercializados sem receita médica

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) interditou nessa terça-feira (19), uma farmácia no Village Campestre. A equipe do órgão identificou comercialização de medicamentos de uso controlado sem receita médica, além de constatar que o estabelecimento estava funcionando sem alvará sanitário.

O estabelecimento farmacêutico realizava serviços sem a presença de responsável técnico, algo que é obrigatório nesse tipo de comercialização, além da falta de documentação para liberação de funcionamento perante as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No local, havia evidências de distribuição de medicamentos sem receita médica e realização de procedimentos proibidos pela Vigilância Sanitária.

Segundo o chefe especial da Visa, Airton Santos, a farmácia tem o prazo de 90 dias para se adequar à legislação sanitária e solicitar a desinterdição. A empresa foi autuada e responderá a processo administrativo. A penalidade inclui multa no valor entre R$180 a R$38 mil, no caso de reincidência.

“Os representantes desses estabelecimentos devem se conscientizar sobre as normas sanitárias, a fim de colaborar com a saúde do consumidor. É um compromisso nosso assegurar a saúde da população, por isso existem normas sanitárias a serem seguidas. Se adequar aos padrões da Anvisa e da visa significa compromisso com a saúde pública”, destacou Airton Santos.


Encontrou algum erro? Entre em contato