IMUNIZAÇÃO

Vereadores pressionam Prefeitura de Maceió a comprar vacina para meningite

Sistema Único de Saude não oferece a vacina B contra a meningite bacteriana
Por Bruno Fernandes 21/09/2023 - 08:56

ACESSIBILIDADE

Assessoria
A vereadora Teca Nelma
A vereadora Teca Nelma

O surto de meningite meningocócica que afeta a capital alagoana tem gerado intensa pressão sobre a Prefeitura de Maceió. Os vereadores da cidade têm instado o município a adquirir a vacina B contra a meningite bacteriana, oferecida apenas na rede privada de Saúde.

A imunização continua sendo a principal medida preventiva contra essa doença. Embora a maioria das vacinas esteja disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra o meningococo B, além de só ser encontrada na rede privada, tem um custo médio de R$ 700 por dose.

"A vacina B contra meningite bacteriana só existe na rede privada e custa aproximadamente R$ 700 reais. Quem recebe um salário mínimo não vai conseguir utilizar mais do que 50% para pagar a vacina e a Prefeitura de Maceió para mostrar que está tentando resolver o problema se prontificou a fazer o que mais sabe: lançou no instagram uma campanha de vacinação que não oferece a vacina que precisamos para combater esse tipo especifico", criticou a vereadora Teca Nelma em discurso na bancada da Câmara ontem, 21.

Ainda segundo a parlamentar, "é imperativo que a prefeitura de Maceió garanta a compra de vacinas para imunizar a nossa população”.

É relevante mencionar que o SUS oferece diversas vacinas contra meningite bacteriana, disponíveis em todos os postos de saúde de Maceió durante todo o ano, não dependendo de campanhas nacionais. No entanto, a vacina do sorotipo B só está disponível na rede particular, representando um desafio financeiro para muitos cidadãos.

Surto em Maceió

A meningite meningocócica, causada por diversas bactérias, tem assolado Alagoas nos últimos meses, com grande incidência na capital. Conforme o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até 12 de setembro, foram confirmados 29 casos, dos quais 23 ocorreram em Maceió, com 11 mortes em todo o estado.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato