OPERAÇÃO BLEFE
Operação da PF desarticula quadrilha de lavagem de dinheiro em Alagoas
Policiais federais cumpriram três mandados de prisão na capitalA Polícia Federal, com apoio do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Alagoas (Bope), iniciou nesta quinta-feira, 11, a Operação Blefe em Maceió. O objetivo é desarticular uma organização criminosa que se estabeleceu na capital alagoana com o propósito de lavar dinheiro proveniente de outros crimes.
No início da manhã, os policiais cumpriram três mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão, todos expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. A ação visa reprimir as atividades da organização criminosa e reunir provas adicionais dos crimes cometidos em Alagoas, além de identificar outros envolvidos na lavagem de dinheiro.
As investigações começaram após a descoberta de que membros de uma facção criminosa que domina o tráfico de drogas no oeste baiano haviam se estabelecido em Maceió, utilizando identidades falsas para evitar a Justiça e adquirir bens em nome de terceiros.
Durante as diligências, os policiais confirmaram a utilização de documentos falsos e descobriram que um dos investigados estava foragido da Justiça paraibana. Além disso, apurou-se que os suspeitos, apesar de não possuírem emprego formal ou fontes de renda lícita, ostentavam um estilo de vida luxuoso, frequentando restaurantes de praia sofisticados e utilizando carros importados de alto valor.
Os envolvidos são investigados por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e participação em organização criminosa, crimes previstos nos artigos 1º da Lei nº 9.613/98, artigo 299 do Código Penal e artigo 2º da Lei 12.850/13. Se condenados, podem enfrentar penas que ultrapassam 20 anos de reclusão, dependendo do grau de participação de cada um.