POLÍTICA
Ciro Gomes vem a Maceió para palestra sobre cidadania e políticas públicas
Evento, que vai acontecer nesta quinta-feira, é promovido pelo vice-governador Ronaldo LessaO advogado e ex-ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes vai dar uma palestra em Maceió nesta quinta-feira, 25. O evento e faz parte da programação da Câmara de Estudos Políticos, promovida pelo vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa (PDT).
O evento é gratuito, aberto ao público em geral, e não requer inscrição. A palestra vai acontecer por volta das 10h, no Centro de Convenções, em Jaraguá, no auditório Virgínio Loureiro, no térreo.
Ciro Ferreira Gomes iniciou sua carreira como deputado estadual no Ceará em 1982 e, em 1988, foi eleito prefeito de Fortaleza. Em 1990, tornou-se o mais jovem governador da história do Brasil ao ser eleito governador do Ceará. Durante a presidência de Itamar Franco, foi Ministro da Fazenda, contribuindo para a consolidação do Plano Real, e em 2003, a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu o Ministério da Integração Nacional.
Ciro foi deputado federal em 2006, sendo o mais votado proporcionalmente no país. Em 2013, tornou-se Secretário da Saúde do Ceará e, em 2015, presidiu a Transnordestina Logística S/A. Ciro também foi candidato à Presidência da República em 1998, 2002, 2018 e 2022.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Ciro estudou na Harvard Law School e é autor de diversos livros. Atualmente, é vice-presidente nacional do PDT, escreve a newsletter O Brasil Desvendado e está associado ao escritório de advocacia Porto Advogados.
De acordo com a coordenadora da Câmara de Estudos Políticos, Luciana Santana, o objetivo é fomentar discussões políticas de conjuntura com embasamento científico, por meio de evidências comprovadas.
“Isso significa que vamos promover debates a partir de dados oficiais, tanto governamentais quanto produzidos por instituições de ensino e pesquisa. Esses dados serão elaborados por pesquisadores de diversas áreas, focando em três eixos principais: desenvolvimento socioeconômico, juventude e política e democracia contemporânea”, destacou.
O objetivo é incentivar discussões relacionadas aos valores democráticos, pesquisas de opinião e processos políticos, sempre utilizando dados confiáveis e respeitando critérios teórico-metodológicos rigorosos.
O vice-governador Ronaldo Lessa enfatizou que é importante promover a formação política, permitindo que os cidadãos desenvolvam uma percepção crítica das relações sociais.
Além de adquirir habilidades técnicas para o mercado de trabalho, a formação política ajuda as pessoas a entenderem sua posição na sociedade, participar ativamente na vida pública e conhecer seus direitos e responsabilidades.
Essas discussões ocorrerão em subgrupos temáticos, com a participação de lideranças da sociedade civil, de diferentes segmentos, perfis organizacionais, lideranças partidárias, políticas e agentes governamentais que trabalham diretamente na formulação de políticas públicas. Esses subgrupos abordarão tanto os eixos específicos quanto temas transversais, utilizando dados científicos na elaboração dessas políticas.
“A ideia é que esses grupos tenham uma interlocução permanente, permitindo que os participantes desenvolvam uma compreensão mais profunda sobre o contexto político, econômico e social, além de contribuírem para o aprimoramento e proposição de políticas públicas”, destacou a coordenadora.
Para o vice-governador Ronaldo Lessa, não é suficiente apenas capacitar e inserir os cidadãos no mercado de trabalho. É igualmente importante promover a formação política, permitindo que eles desenvolvam uma percepção crítica das relações sociais. Além de adquirir habilidades técnicas para o mercado de trabalho, a formação política ajuda as pessoas a entenderem sua posição na sociedade, participar ativamente na vida pública e conhecer seus direitos e responsabilidades.