ELEIÇÕES 2024
PL oficializa JHC como candidato à reeleição e confirma Cunha como vice
Convenção foi realizada nessa quinta-feira em MaceióO prefeito de Maceió JHC (PL) foi oficialmente anunciado como candidato à reeleição durante convenção partidária ocorrida nesta quinta-feira, 1. O senador Rodrigo Cunha (Podemos) foi anunciado como candidato a vice.
"A chapa foi oficializada, tendo meu grande amigo como candidato a vice. Rodrigo tem a cara do nosso povo, tem trabalho por Maceió, sempre foi um parceiro e, ao meu lado, vai fazer muito mais por nossa cidade! Vamos juntos, a caminhada está só começando", escreveu JHC em suas redes sociais.
Atual chefe do executivo municipal, João Henrique Holanda Caldas, o JHC, tem 37 anos, é advogado, mestrando em gestão pública e empreendedor. JHC é filho dos também políticos João Caldas e Eudócia Caldas, que é a 1ª suplente do senador Rodrigo Cunha.
O nome de quem iria ser o candidato a vice de JHC foi mantido em segredo até poucos dias atrás, mas o nome de Rodrigo Cunha já era especulado há semanas. Mesmo com a confirmação de sua candidatura a vice, Cunha informou que, por enquanto, não se afastará e nem se licenciará de suas atividades no Senado Federal. Caso eleito, em seu lugar, assumirá Eudócia.
O nome de Cunha como vice é bem visto e se encaixa nos planos do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), de tentar candidatura ao Senado em 2026. Lira esteve presente, inclusive, na convenção desta quinta-feira, 1.
Lira disse em entrevista ao Globo que apoiará a candidatura de JHC para a prefeitura de Maceió, mesmo sem indicar o vice para a chapa. Segundo ele, a aliança já está formada e JHC, por ser bem avaliado, tem a liberdade de escolher quem quiser para ocupar o posto. De acordo com o deputado, a articulação "mira as eleições de 2026, ano em que pode ser candidato ao Senado com o apoio do grupo político do atual prefeito da capital alagoana".