SAÚDE PÚBLICA
UPA investiga suposto caso de negligência que resultou na morte de bebê
Aurora foi diagnosticada com crise de asma no Benedito Bentes, mas morreu de broncopneumoniaO Instituto de Saúde e Cidadania (ISAC), responsável pela gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes, em Maceió, informou que apura um possível caso de negligência médica que resultou na morte de uma menina de 1 ano e 2 meses.
No relato publicado no Instagram, Kettly Ferreira, mãe da pequena Aurora conta que a criança deu entrada na UPA por volta das 7h do último domingo, 22, apresentando falta de ar, respiração alterada e vômitos. Aurora morreu por volta das 12h. O laudo do Instituto Médico Legal (IML) aponta que a causa da morte foi broncopneumonia.
A médica que atendeu Aurora disse, entretanto, que a menina estava com uma crise de asma. Mas, segundo Kettly, a criança não era asmática. A mãe contou ainda que a médica não pediu exames de imagens e só auscultou os pulmões da menina quando ela foi levada pela segunda vez para a área vermelha da unidade.
"Minha filha estava tão agoniada que ela ficava todo tempo deitada de bruços na maca, até que eu a peguei no colo e ela acabou perdendo o acesso do soro. As enfermeiras simplesmente disseram: 'Ela tirou o acesso por sua causa, sua filha vai voltar para a área vermelha por sua causa'", relatou a mãe.
Kettly conta que a equipe procurou as veias de Aurora para colocar o acesso novamente. "Foi aí que a médica que admitiu aurora auscultou ela, disse que estava com um 'chiadinho' no peito e disse: 'Vou aqui e volto já', e foi embora. Quando eu chamei a Aurora, ela não estava mais ali. Ela ficou com aquele olhar gelado, paralisado".
Em nota, o ISAC disse que a direção da unidade lamenta o ocorrido e afirmou que a equipe buscou prestar o melhor atendimento utilizando os recursos disponíveis e que "a criança recebeu assistência intensiva e a equipe trabalhou incansavelmente para estabilizá-la".
"Neste momento, a unidade conduz uma apuração criteriosa, por meio de sua Comissão de Óbitos, para analisar cada detalhe do ocorrido, reafirmando seu compromisso com a transparência e a busca pela melhoria contínua dos serviços", continua a nota.
Leia a nota do ISAC na íntegra:
Nota à Imprensa
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Benedito Bentes lamenta profundamente o falecimento da pequena Aurora e manifesta solidariedade à família neste momento de dor.
Desde a chegada da paciente, a equipe realizou todos os esforços possíveis para prestar o melhor atendimento, utilizando os recursos disponíveis e seguindo todos os protocolos clínicos. A criança recebeu assistência intensiva e a equipe trabalhou incansavelmente para estabilizá-la.
Neste momento, a unidade conduz uma apuração criteriosa, por meio de sua Comissão de Óbitos, para analisar cada detalhe do ocorrido, reafirmando seu compromisso com a transparência e a busca pela melhoria contínua dos serviços.
A UPA Benedito Bentes permanece à disposição da família para quaisquer esclarecimentos extras e reitera seu comprometimento com a saúde e a dignidade de todos os cidadãos que são atendidos diariamente.