MACEIÓ
Porco encontrado no Centro é resgatado e pode passar por abate sanitário
Animal será avaliado pela Adeal; SMS diz que criação na área urbana é proibida
O porco que circulou solto pelas ruas do Centro de Maceió na terça-feira, 19, causando tumulto no trânsito e curiosidade entre moradores e comerciantes, foi resgatado por profissionais do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e já está sob os cuidados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
De acordo com a pasta, o animal apresentava ferimentos decorrentes de uma infestação por larvas e foi encaminhado à sede do órgão para tratamento. Após estabilização, o porco será submetido a exames na Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), que deve decidir se ele passará por abate sanitário, caso avalie que o animal não está apto para consumo, ou se será destinado a uma instituição de ensino superior para fins de estudo de manejo.
A SMS informou ainda que, mesmo com a identificação do proprietário, o porco não poderá ser devolvido, já que a criação de suínos em área urbana é proibida pela legislação municipal por representar riscos à saúde da população.
Veja a nota da SMS na íntegra:
A Secretaria de Saúde de Maceió informa que o porco que estava no Centro da cidade foi capturado pelos profissionais do Centro de Controle de Zoonoses e levado até a sede do órgão, onde deve se recuperar dos ferimentos que apresentava, causado por infestação de larvas.
O animal será encaminhado para testes na Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas que irá definir se ele passará por abate sanitário, por não apresentar condições para consumo humano, ou será encaminhado para uma instituição de ensino superior, para fins de estudo de manejo.
A SMS reforça que mesmo com a identificação do proprietário, o animal não poderá ser devolvido a ele, pois a capital conta com uma legislação que proíbe a criação de porcos em área urbana, por apresentar riscos à saúde sanitária da população.