VEJA LISTA DE SORTEADOS
Últimos apartamentos do Residencial Parque da Lagoa são sorteados em Maceió
Conjunto no Vergel é para 1.776 famílias que viviam em condições insalubres
O prefeito de Maceió, JHC, e o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, sortearam, na manhã desta terça-feira, 9, as últimas 157 unidades habitacionais do Residencial Parque da Lagoa, no Vergel do Lago. O conjunto habitacional conta com 1.776 unidades destinadas a famílias que viviam em condições precárias às margens da Lagoa Mundaú. Confira a lista completa de sorteados aqui.
"Quando assumimos, Maceió estava abandonada, esse povo estava abandonado. A habitação é um direito fundamental e o nosso compromisso é ampliar e investir em programas habitacionais, priorizando as famílias de baixa renda, disse JHC.
Para ele, “a habitação não pode ser vista como gasto, mas como investimento no futuro da nossa gente. Não estamos apenas falando de paredes e telhados — estamos falando de dignidade, de saúde, de oportunidades. Um lar é o alicerce para que famílias possam crescer com estabilidade, crianças possam estudar com tranquilidade e trabalhadores possam descansar com segurança”, ressaltou.
As famílias beneficiadas viviam em barracos improvisados na região da orla lagunar. Agora, elas terão acesso a moradias dignas, com 45 m², divididos em sala, cozinha, banheiro, área de serviço e dois quartos. Os apartamentos possuem acabamento em cerâmica e fornecimento de água potável encanada.
Para o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maceió, Rodrigo Cunha, a obra é um marco para a cidade. “Nós não estamos aqui só entregando uma casa. Estamos transformando vidas, realizando sonhos. É uma mudança em toda a cidade, na vida dos maceioenses. Essas famílias viviam em condições insalubres, com medo da chuva, dos insetos e agora têm uma casa para morar, com água encanada, saneamento. Uma verdadeira mudança de vida”, afirmou.
Só na gestão do prefeito JHC foram entregues 5.423 novas moradias, beneficiando diretamente mais de 20 mil maceioenses. Os imóveis estão localizados no Residencial Vale Bentes II, Alamedas, Oiticica I e Oiticica II (Benedito Bentes), Parque Lagoa (orla lagunar) e Mário Peixoto I e Mário Peixoto II (Santos Dumont). Além disso, outras mil unidades habitacionais já foram aprovadas pelo Ministério das Cidades e estão em fase de contratação.
Transformação da orla lagunar
Além da entrega das moradias, a orla lagunar de Maceió está passando por uma transformação significativa. O espaço, que por décadas foi negligenciado e marcado pelo abandono, com uma paisagem onde figurava o acúmulo de lixo, falta de manutenção de equipamentos e desassistência do poder público, agora conta obras e equipamentos que mudaram o bairro e a vida dos moradores.
“Hoje temos um conjunto habitacional, iluminação, ruas calçadas, praças, posto de saúde, obra de creche Gigantinhos. Demos cidadania e dignidade para o povo. O que estamos fazendo é cuidar das pessoas, entregar para elas casa digna, oportunidade de trabalho, condições de vida. Não apenas aqui, mas em toda a cidade”, destacou JHC.