MACEIÓ
Idoso é resgatado com ferimentos graves e desnutrido em Maceió
Filha responsável pela vítima foi presa durante operação no Cleto Marques Luz
Um idoso foi resgatado em situação de abandono, apresentando ferimentos graves na pele, nesta quarta-feira, 22, no bairro Tabuleiro do Martins, em Maceió. A ação aconteceu durante a Operação Virtude, da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP), após denúncia pelo Disque 181 sobre possíveis maus-tratos no Conjunto Cleto Marques Luz.
Ao chegar à residência, policiais militares não foram atendidos e ouviram relatos de vizinhos de que a vítima, inválida e sem capacidade de locomoção, ficava sozinha durante todo o dia, sem receber cuidados básicos.
Com o consentimento da filha do idoso, os agentes entraram na casa e encontraram o homem deitado na cama, sem forças, com diversas feridas pelo corpo e reclamando de fome e sede. O Corpo de Bombeiros foi acionado e conduziu o idoso à UPA da Santa Lúcia, onde recebeu atendimento médico. As lesões foram identificadas como escaras, típicas de negligência.
Durante a ação, a filha responsável pelos cuidados recebeu voz de prisão e foi conduzida à Delegacia Especial de Crimes Contra Vulneráveis, enquanto outro filho acompanhou o pai na unidade de saúde.
A Operação Virtude é uma iniciativa nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, com o objetivo de proteger pessoas idosas e em vulnerabilidade, combatendo abusos e negligência familiar.