PREVIDÊNCIA

Prefeitura de Maceió afirma que aplicação no Banco Master não alcança 10%

IPREV acompanha o processo de liquidação e mantém contato com o Banco Central
Por Redação 19/11/2025 - 08:13
A- A+
Prefeitura de Maceió
Risco atinge Maceió Previdência após BC rejeitar operação com o Master
Risco atinge Maceió Previdência após BC rejeitar operação com o Master

O Maceió Previdência informou que a liquidação do Banco Master, anunciada pelo Banco Central nesta terça-feira, 18, não altera o pagamento de aposentados e pensionistas. A folha de novembro será quitada em 27 deste mês; e a folha de dezembro e o décimo terceiro serão pagos em 19 de dezembro.

O órgão registrou patrimônio de R$ 1,4 bilhão, com menos de 10% aplicado em títulos do Banco Master. As aplicações ocorreram quando a instituição tinha autorização dos órgãos reguladores e grau de investimento emitido por agência de risco.

O instituto acompanha o processo de liquidação e mantém contato com o Banco Central para tratar da devolução dos valores e dos próximos passos, buscando garantir os direitos dos beneficiários.

A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira, 18, o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, em operação que investiga supostos crimes financeiros ligados à venda da instituição ao Banco de Brasília.

Ao mesmo tempo, o Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master e a liquidação judicial da corretora Master S.A., confirmando oficialmente a perda dos R$ 117 milhões aplicados pelo IPREV Maceió.

A Operação Compliance Zero foi deflagrada em São Paulo e apura emissão de títulos falsos e gestão fraudulenta no sistema financeiro. Também é alvo Augusto Lima, sócio do banco, com ordens de prisão e buscas em cinco estados e no Distrito Federal.

As apurações começaram em 2024 após requisição do Ministério Público Federal, que identificou indícios de carteiras de crédito sem lastro vendidas a outra instituição. Parte dos títulos teria sido substituída após fiscalização do Banco Central. A defesa de Vorcaro não se manifestou.


Encontrou algum erro? Entre em contato