PROGRAME-SE

Celular, geladeira... veja pesquisa de preços da Black Friday em Maceió

Consumidores podem comparar com valores da pesquisa anterior feita pelo Procon
Por Redação 27/11/2025 - 20:21
A- A+
Arquivo/Agência Brasil
Levantamento foi feito nesta quinta-feira, 27, véspera da Black Friday
Levantamento foi feito nesta quinta-feira, 27, véspera da Black Friday

O Procon Maceió divulgou, nesta quinta-feira, 27, a segunda pesquisa de acompanhamento e monitoramento da Black Friday. O objetivo é garantir transparência nas ofertas e coibir práticas enganosas durante o período de promoções que antecedem o evento.

A nova etapa do levantamento analisou novamente os preços de produtos eletrônicos e eletrodomésticos em cinco estabelecimentos localizados no Centro de Maceió, permitindo comparar os valores praticados entre o primeiro monitoramento, realizado em 24 de outubro, e a atualização desta semana na véspera do dia tão aguardado.

Confira o novo levantamento aqui.

A pesquisa contemplou itens como geladeiras, máquinas de lavar, fogões, micro-ondas, aparelhos de ar-condicionado, televisores, smartphones, ventiladores, eletroportáteis e até móveis como camas box. A análise identificou produtos com redução de preço, estabilidade e também aumentos, conforme sinalizado na planilha oficial com marcações em verde, azul e vermelho. Entre os destaques, alguns produtos apresentaram quedas expressivas, enquanto outros sofreram aumento às vésperas das promoções, reforçando a importância de o consumidor acompanhar o histórico de preços.

O Procon reforça que o objetivo da pesquisa é garantir que os descontos anunciados durante a Black Friday sejam reais, evitando a prática conhecida como “maquiagem de preços”.

Com o comparativo entre os dois levantamentos, o órgão orienta que o consumidor continue acompanhando os valores, evite compras por impulso e registre reclamação sempre que identificar divergências entre o preço anunciado e o valor cobrado no caixa.

A equipe de fiscalização do Procon Maceió estará em plantão, nesta sexta-feira (28), até às 20h, recebendo as denúncias através de ligações gratuitas no número 0800 082 4567 e pelo whatsapp (82) 98882-8326.


Encontrou algum erro? Entre em contato