DATAFOLHA

Para 49% dos brasileiros, atendimento em saúde deve piorar sem cubanos no Mais Médicos

Por Folha de SP 04/01/2019 - 09:09

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Para 49% dos brasileiros, o atendimento em saúde pública no país pode piorar após a saída de médicos cubanos do programa Mais Médicos. O índice faz parte de recente pesquisa Datafolha para medir o impacto da saída dos médicos estrangeiros.

Segundo o levantamento, 38% acham que a saúde pode melhorar após a saída dos cubanos, enquanto outros 8% avaliam que a saúde ficará igual. Já 5% não opinaram

O Datafolha ouviu 2.077 pessoas em 130 municípios do país, em amostra representativa do perfil da população. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

As entrevistas ocorreram nos dias 18 e 19 de dezembro, cerca de um mês após o governo de Cuba anunciar o fim da participação do país no programa Mais Médicos, criado há cinco anos.

A decisão cubana de deixar o programa foi atribuída a críticas do então presidente eleito, Jair Bolsonaro, sobre a qualidade de formação dos médicos estrangeiros e a ausência da exigência de revalidação do diploma para atuarem no Brasil. 

Até então, cerca de 8.500 médicos cubanos atuavam no programa —o equivalente a metade do total de profissionais em atividade no Mais Médicos. 


Encontrou algum erro? Entre em contato