DIÁRIO OFICIAL

Governo faz 97 novas indicações para cargos na Abin

Por Metrópoles 17/08/2020 - 10:58
A- A+
Foto: Marcos Corrêa
Agência de Inteligência foi reformulada pelo chefe do GSI, general Augusto Heleno, na semana passada
Agência de Inteligência foi reformulada pelo chefe do GSI, general Augusto Heleno, na semana passada

O Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 17, traz 97 mudanças na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A troca de cadeiras no órgão tem a assinatura do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, do chefe da Abin, Alexandre Ramagem, e do número dois da agência, Frank Oliveira.

Por se tratar de um trabalho desempenhado sob sigilo, o nome dos servidores que ocuparão as nova funções não é divulgado, apenas os números das matrículas.

Na última semana, o GSI, órgão ao qual a Abin é vinculada, publicou um decreto reformando o quadro de cargos da agência. A determinação editada por Heleno criou a unidade do Centro de Inteligência Nacional (CIN).

Ramagem reassumiu o comando da Abin neste ano após ter a indicação para assumir a Polícia Federal barrada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A nomeação de Ramagem para a PF provocou uma crise dentro do governo devido à proximidade dele com a família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Antes disso, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro já havia deixado o governo e acusado o chefe do Executivo de querer interferir na PF. Bolsonaro já reclamou de falta de informações dos órgãos de inteligência e disse que poderia “intervir”.

Publicidade

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato