ENCONTRO DE PODERES
Renan Calheiros discute eleição no Senado com Gilmar Mendes

De olho na reeleição, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), reuniu-se na terça-feira, 23, com os senadores Eduardo Braga (MDB-AM) e Renan Calheiros (MDB-AL) e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. O jantar foi realizado na casa da senadora Kátia Abreu (PP-TO), responsável por promover o encontro. Um dos assuntos discutidos foi a disputa pelo comando do Senado.
Informações divulgadas pelo site O Valor apurou que Alcolumbre compareceu à reunião apenas no fim da noite, quando o jantar chegava ao fim. O presidente do Senado tem conversas adiantadas para ter o apoio do MDB caso consiga viabilizar sua participação no pleito, já que a reeleição na mesma legislatura é proibida pela Constituição.
O principal foco de resistência no MDB, entretanto, está justamente em Renan Calheiros. O senador de Alagoas perdeu a disputa para Alcolumbre no ano passado e tem defendido, nos bastidores, que a legenda tenha candidato próprio.
Segundo um interlocutor, o grupo mais próximo a Renan desconfia da capacidade de Alcolumbre de lidar com uma nova crise entre os Poderes, como a que acirrou os ânimos entre Executivo e Judiciário recentemente.
A reunião também foi vista, por interlocutores, como um sinal de força de Kátia Abreu, que tem boa relação com ambos os lados, Renan e Alcolumbre. Segundo uma fonte, o gesto pode dar força para que a senadora consiga um cargo na Mesa Diretora ou em alguma comissão relevante na próxima legislatura.
Publicidade