ELEIÇÕES 2022

Renan Filho se despede do governo e anuncia pré-candidatura ao Senado

Por José Fernando Martins 02/04/2022 - 09:44
Atualização: 02/04/2022 - 12:47

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Renan Filho durante discurso
Renan Filho durante discurso

O governador de Alagoas, Renan Filho (MBD), renunciou ao cargo, no início da tarde deste sábado, 2, para disputar o Senado Federal nas eleições de outubro. Com sua saída, o Estado passará por uma eleição indireta, na qual deve se eleger como governador-tampão o deputado estadual Paulo Dantas (MDB).

A eleição suplementar só vai ocorrer por causa do ex-vice-governador Luciano Barbosa (MDB), se tornou prefeito de Arapiraca (AL). Próximo na linha sucessória, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, Marcelo Victor (MDB), dispensou a função para tentar se reeleger.

Até nomeação de um novo governador, o Executivo estadual ficará provisoriamente nas mãos do desembargador Kléver Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça. O magistrado terá que organizar e realizar as eleições suplementares dentro de 30 dias.

O anúncio, que aconteceu na Praça dos Martírios, foi transmitido ao vivo pelas redes sociais e contou a presença de aliados e um atraso de três horas. Na oportunidade, Filho fez um balanço sobre seu governo. "Encerramos meus dois governos com sentimento, carinho, abraços e sorrisos. O que eu não conseguir fazer foi por minhas capacidades pessoais, não foi por falta de vontade. Vou me capacitar mais, estudar mais". 

Ainda durante discurso, Renan Filho deixou claro que fará campanha para ex-presidente Lula, pré-candidato à Presidência: "Para o Brasil ser feliz de novo". Também alfinetou Jair Bolsonaro ao citar o enfrentamento à covid-19 em Alagoas. "Decidimos seguir a ciência e nosso corpo técnico", destacou. 

E, enfim, revelou: "Vou colocar meu nome à disposição do povo para o Senado", frisando que irá lutar pelo estado em Brasília. Sobre o deputado Paulo Dantas, governador-tampão, Renan finalizou que ambos vão estar ao lado do Lula nas próximas eleições. Dantas será o candidato da Família Calheiros para o Executivo estadual. 

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato