ELEIÇÕES 2022

Calheiros e Lira disputam o maior e mais caro São João pós-pandemia

Festas de junho vira competição para palanque entre Estado e Prefeitura
Por Odilon Rios 28/05/2022 - 15:46
A- A+
Secom/Alagoas
Paulo Dantas lançou programação concorrente uma semana após JHC anunciar as atrações da Prefeitura
Paulo Dantas lançou programação concorrente uma semana após JHC anunciar as atrações da Prefeitura

As festas juninas abrem a disputa pelo poder entre os Calheiros e os Caldas. Quem terá a festa mais cara? Quais os artistas que juntarão mais pessoas? Quem vai repercutir mais nas redes sociais? O prefeito JHC (PSB) promete “o maior São João do litoral do Brasil”, mesclando tradições populares como o bumba-meu-boi, coco, quadrilhas juninas além de Gustavo Lima e Alok. 

Uma semana depois de o prefeito da capital apresentar as atrações, o governador Paulo Dantas (MDB) anunciou “o maior São João de todos os tempos”, com grupos alagoanos além de Wesley Safadão, Simone & Simara, Maiara & Maraisa. Tanto JHC quando Paulo Dantas não desperdiçam as chances eleitorais deste momento pós-pandemia. E aproveitam a fome de festas e comemorações com a vontade de devorar votos, a pouco mais de 2 meses das convenções partidárias que vão escolher os candidatos a governador, deputados estadual e federal e senador. 

Os Calheiros apoiam Paulo Dantas na reeleição. O candidato ao Senado é Renan Filho que aproveita a agenda ultraconcorrida de Dantas para seguir na vitrine até os limites dos prazos eleitorais. O MDB quer eleger 15 deputados estaduais e dois federais, com prioridade absoluta para Isnaldo Bulhões, atual líder do partido na Câmara.

Renan Calheiros (MDB) se licenciou do Senado e no lugar dele assume o bolsonarista Rafael Tenório, empresário bem sucedido em Alagoas. O palanque dos Calheiros é do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder nas pesquisas para a Presidência.

Do outro lado da fogueira, os Caldas aproveitam a visibilidade da administração do maior colégio eleitoral do estado para exporem João que disputa mandato de deputado federal e Doutor JAC, filho de João e “Irmão do melhor Prefeito do Brasil”, como se apresenta em seu cartão de visitas nas redes sociais. Ele quer um mandato na Assembleia Legislativa. 

O senador Rodrigo Cunha (União Brasil) é o candidato do grupo ao governo. Ele se licenciou do cargo e assumiu a mãe de JHC, Eudócia Caldas. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), é o padrinho deste grupo que busca superar uma divisão interna: Lira apoia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL), Cunha rejeita estar no mesmo palanque de Bolsonaro e os Caldas querem o prestígio do presidente, evitando associar, ao menos diretamente e diariamente, a imagem da família à do mandachuva do Palácio do Planalto.

Leia a matéria na íntegra na edição do Jornal EXTRA, nas bancas!

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato