ÁUDIO GOLPISTA

PT apresenta queixa-crime no STF contra Augusto Nardes

Deputados querem que ministro do TCU seja punido pelo crime
Por Redação com Brasil247 22/11/2022 - 12:28
A- A+
Agência Brasil
Augusto Nardes, ministro do TCU
Augusto Nardes, ministro do TCU

Parlamentares da bancada do PT na Câmara dos Deputados protocolaram na noite desta segunda-feira (21) uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes após ele ter defendido um golpe de Estado no Brasil, segundo áudio obtido pelo Brasil 247. A queixa -crime é assinada pelo líder da Bancada do PT na Câmara, Reginaldo Lopes (MG), e pelos deputados Alencar Santana Braga (SP), Elvino Bohn Gass (RS), Paulo Pimenta (RS) e Paulo Teixeira (SP).

Segundo o Brasil247, os deputados solicitam à presidenta do STF, Rosa Weber, que o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, determine medidas contra os "gravíssimos crimes" cometidos por Nardes. 

No texto, os parlamentares dizem que "Urge, portanto, que o Representado seja responsabilizado por suas práticas criminosas, abjetas, revanchistas e inconciliáveis com o espírito que devem nortear os cidadãos nas disputas democráticas", disse.

 "Cumpre reforçar o contexto político em que a fala do Representado está situada". Os deputados pediram a adoção de medidas administrativas e civis pertinentes, em função das responsabilidades pelos crimes cometidos, e a adoção de medidas civis, administrativas e penais para identificar com urgência grupos em redes sociais que vêm disseminando ódio e estimulando violência contra o resultado eleitoral com os quais Nardes dialoga, de modo que sejam também impedidos e responsabilizados, como tem sido adotado perante outros já identificados.

Uma ala do Supremo Tribunal Federal (STF) considera que o ministro Augusto Nardes deveria pedir afastamento de seu cargo após gravar um áudio com declarações de teor golpista. A avaliação é que ele cometeu falta grave, informa a jornalista Bela Megale no Globo.

Integrantes do STF disseram isso diretamete a Nardes. No áudio divulgado na noite de domingo (20), o ministro do TCU diz ter “muitas informações” sobre um “movimento forte nas casernas” e que o país deve estar preparado para viver nas próximas horas, dias ou semanas um “confronto decisivo”.


Encontrou algum erro? Entre em contato