RORAIMA
Indicado de Arthur Lira para o TCU é denunciado por indígenas
Bancada roraimense é adversária da questão indígena
Às vésperas da eleição para o Tribunal de Contas da União, os indígenas que acompanham a crise humanitária dos ianomâmis, em Roraima, denunciam a indicação do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), apadrinhado pelo presidente reeleito da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para o TCU. A informação foi revelada nesta quinta-feira, 2, pelo jornal Correio Braziliense.
A preocupação é porque a bancada roraimense, segundo os representantes dos povos originários, é adversária da questão indígena e vários são os políticos do estado com conexão estreita com empresários que têm interesse na exploração das terras ianomâmis.
"Quando chegar ao TCU, não tem volta. Não se pode colocar uma pessoa que está no cargo para investigar (questões que, supostamente, são de seu interesse)", defende Ariene Susui, jornalista e ativista do povo wapichana, e que falou em nome de várias nações.
Ainda segundo a jornalista que também denunciou, “não é novidade que todos os deputados de Roraima são contra a questão indígena. Sou favorável que tenha uma investigação para ver se há ligação direta”.