SENADO FEDERAL

Indicado por Lira ao TCU com ligação com chefes da Saúde yanomami será analisado hoje

Jhonatan de Jesus tem ligações com três dos últimos coordenadores do Distrito Sanitário Especial Indígena
Por Redação 08/02/2023 - 09:03
A- A+
Bruno Fernandes
Parte dos prefeitos é do mesmo partido de Arthur Lira
Parte dos prefeitos é do mesmo partido de Arthur Lira

A indicação do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) com apoio do alagoano Arthur Lira (PP) é uma das pautas principais pautas a serem analisadas pelo Senado Federal nesta quarta-feira, 8.

A sessão será a primeira após a posse dos 27 novos parlamentares e a eleição da mesa diretora. Os senadores vão apreciar, em formato de projeto de decreto legislativo, a indicação aprovada por 239 votos na Câmara dos Deputados.

Apoiado pelo presidente reeleito da Câmara, Arthur Lira (Progressistas-AL), e pela bancada do PT, o partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o roraimense poderá assumir a vaga aberta após a ministra Ana Arraes se aposentar.

Jhonatan e o pai, o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR), têm ligações com três dos últimos coordenadores do Dsei (Distrito Sanitário Especial Indígena) yanomami: Francisco Dias Nascimento, Rômulo Pinheiro e Ramsés Almeida. O Dsei é criticado por má gestão nos últimos anos, o que contribuiu para o agravamento da crise envolvendo os indígenas.

Jhonatan e Mecias também são citados em apuração sobre o desvio de verbas para o combate à Covid-19, além de serem abertamente defensores do garimpo.

Para assumir a vaga, tem que ter: entre 35 e 70 anos de idade; idoneidade moral e reputação ilibada; notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública; além de mais de dez anos de experiência nessas áreas.

Jhonatan deputado federal desde 2011 e e está no quarto mandato ao receber, em 2022, 19.881 votos, o mais votado de Roraima. Se seu nome for aprovado pelo Senado, o vereador de Boa Vista, Gabriel Mota (Republicanos), que concorreu para deputado federal e terminou como primeiro suplente de sua sigla, ao receber 6.520 votos, vai assumir a vaga.

Publicidade

Continua após a publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato