5,79% DE AUMENTO
Reajuste salarial para servidores públicos de Maceió não prevê ganho real
Proposta foi apresentada pela Prefeitura, que garante reforçar o salário com o anuênio de 1%
Os servidores públicos de Maceió vão receber um reajuste salarial de 5,79%, a ser pago no mês de agosto deste ano, o que garante apenas a reposição integral da inflação de 2022. Porém, os servidores terão garantido o anuênio de 1% nos salários, assegurando um aumento de 6,79% no total.
A proposta foi apresentada na última terça-feira, 14, pelo secretário de Economia, João Felipe Borges, a um conjunto de servidores, parlamentares e representantes de órgãos municipais.
Segundo o secretário, nos últimos dois anos, o Município realizou quatro progressões por mérito, que estavam atrasadas; além de conceder todas as cinco progressões para a educação, adicionalmente aos reajustes dados a todos os servidores. Tais medidas estavam paralisadas desde 2018, sem progressões ou reajustes definidos por quase 6 anos.
O secretário de Gestão, Ivan Carvalho, confirmou que a proposta da prefeitura é assegurar um reajuste linear para todos os servidores municipais. Atualmente são cerca de 20 mil servidores ativos e inativos. Carvalho comentou que a meta da prefeitura é antecipar a concessão da reposição salarial, antes concedida em novembro.
“A data base da maioria dos servidores é janeiro. No próximo ano vamos trabalhar para conceder ainda mais cedo o reajuste, até que o município consiga dar a reposição no período adequado”, pondera.
João Felipe comentou que Maceió “foi umas das poucas cidades do país a garantir os 3% de reajuste em 2021, um feito que é fruto do equilíbrio das contas que conseguimos alcançar até aqui, permitindo que, já em 2022, esse reajuste chegasse a 4%". Ele propôs aos sindicatos que informassem, até esta sexta-feira,17, a relação de representantes sindicais para iniciar as discussões sobre os reajustes salariais. A próxima rodada de conversas entre a Prefeitura e os sindicatos começa no próximo dia 28 de fevereiro.