MEDINDO FORÇAS
Arthur Lira fecha acordo para formar 'superbloco' com 175 deputados
Presidente da Câmara negociou aliança com 9 partidos para formar o novo grupo, que será o maior da Casa.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), fechou acordo nesta quarta-feira, 12, para formar um “superbloco” com 9 partidos e 173 deputados. O novo grupo é formado por PP, União Brasil, PDT, PSB, Solidariedade, Avante, Patriota e a federação Cidadania-PSDB. O anúncio oficial do novo grupo será feito no Salão Verde.
O bloco será o maior da Casa. A aliança foi uma reação depois de o Centrão –grupo de partidos sem coloração ideológica clara que adere aos mais diferentes governos– perder força com adesão do Republicanos no fim de março ao bloco com MDB, PSD, Podemos e PSC –até então o maior conjunto de partidos com 142 deputados.
Este último bloco, até então o maior da Casa, era visto pelo Palácio do Planalto como início de um contraponto ao poder de Arthur Lira na Câmara.
Os blocos parlamentares são formados por dois ou mais partidos para atuar conjuntamente na Casa. Têm líderes em comum e influenciam, por exemplo, na distribuição de cargos e comando de comissões.
O superbloco reafirma a força política de Lira. Com 173 deputados –soma do número oficial das bancadas dos partidos integrantes–, o novo bloco terá mais espaço e prioridade nas indicações para a participação em comissões, inclusive as mistas, formadas por deputados e senadores segundo a proporcionalidade das bancadas de blocos e partidos.