OPERAÇÃO VENIRE

PF faz busca em endereço de Bolsonaro e prende coronel Mauro Cid

Corporação investiga suspeita de inserção de dados falsos de vacinação contra a covid
Por Redação 03/05/2023 - 08:06
A- A+
Alan Santos/Presidência da Republica
Jair Bolsonaro e Mauro Cid
Jair Bolsonaro e Mauro Cid

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quarta, 3, mandando de busca e apreensão em endereço do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e um de prisão contra seu ex-assessores Mauro Cid e Max Guilherme.

As medidas são no âmbito de uma investigação, diz a PF, sobre uma suposta "associação criminosa constituída para a prática dos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas SI-PNI e RNDS do Ministério da Saúde."

De acordo com a PF, os alvos da investigação teriam realizado as inserções falsas entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 para que os beneficiários pudessem emitir certificado de vacinação para viajar aos Estados Unidos.

Em nota, a corporação informou que as alterações nos cartões se deram de novembro de 2021 a dezembro de 2022 e tiveram como consequência a “alteração da verdade sobre fato juridicamente relevante, qual seja, a condição de imunizado contra a covid-19 dos beneficiários”.

Ao todo, a PF cumpre 16 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão preventiva no Rio de Janeiro e na capital federal.

A operação Venire foi deflagrada no inquérito das milícias digitais que tramita no STF (Supremo Tribunal Federal) sob relatoria do ministro Alexandre de Moraes.


Encontrou algum erro? Entre em contato