ELEIÇÕES 2024
Vices avançam em ritmo maior de olho nas urnas
Em lados e com desafios diferentes, Lessa e Galba Netto têm pretensões eleitorais
Os movimentos eleitorais no grupo dos Calheiros constroem maior visibilidade ao vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), que mantém relação de confiança com o governador Paulo Dantas (MDB). Em alguns momentos, Lessa é uma voz no deserto. Insiste, por exemplo, que o Canal do Sertão garanta suporte ao pequeno produtor. Dantas e os Calheiros insistem na conclusão do trecho 5 enquanto os demais não agregam a função social que lhes deveria caber: projetos para o combate à seca e erradicação da pobreza e da fome no Sertão.
Mas o vice vai firmando parcerias e, aos poucos, se espalhando na administração estadual. Na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da aliada Kátia Born, quer que os cidadãos possam gerar suas próprias rendas através de arranjos produtivos e dependendo, cada vez menos, de cestas básicas. Prevê uma parceria entre secretarias e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) para profissionalizar a cadeia produtiva do mel, priorizando a própolis vermelha, além de estimular ações entre pastas para despoluir as lagoas Mundaú e Manguaba, uma tarefa quase improvável por exigir um pacto entre administrações municipais, Estado e União envolvendo saneamento básico e melhoria das condições de vida das populações ribeirinhas. Os vice-prefeitos têm uma sala só para eles na Vice-Governadoria.
Representados pela União dos Vice-Prefeitos de Alagoas (UVPA), eles fazem encontros, levantam demandas aos municípios e Lessa é a ponte para chegar a Paulo Dantas. Tantas ações também estão ligadas ao momento político. O PDT realiza suas convenções nos municípios para garantir nomes em prefeituras e câmaras. A federação PDT e PSB será posta em prática onde for possível compor. A exemplo de Maceió.
Os dois partidos têm algo em comum: viraram nanicos e a reboque de líderes de fora das legendas para sobreviverem na estrutura pública. A expectativa é que Lessa e a presidente do PSB, Paula Dantas, secretária Extraordinária da Primeira Infância, possam fazer estas costuras, apesar de Paula estar em uma secretaria esvaziada e suas aparições se aproximarem, nas últimas semanas, da irrelevância.
Leia na íntegra no EXTRA nas bancas!
Publicidade