DISPUTA DOS GRANDES
Renan Calheiros já tem nome a apoiar para vaga de Rosa Weber no STF
Conta a favor de Bruno Dantas o fato de ser nordestino baiano.
O senador Renan Calheiros (MDB) já escolheu o nome que terá seu apoio na disputa para substituição da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF). O eleito de Calheiros para a segunda vaga na Corte é o ministro Bruno Dantas, do Tribunal de Contas da União (TCU). Aliás, Dantas é preferência de outros políticos como o ex-presidente José Sarney e o ministro do STF, Gilmar Mendes.
A disputa pela segunda vaga será aberta com a aposentadoria da ministra Rosa Weber após a indicação do advogado Cristiano Zanin para a primeira vaga no STF. Rosa Weber completa 75 anos em outubro, idade máxima para permanecer no cargo.
Estão no páreo, além de Bruno Dantas, os ministros Benedito Gonçalves e Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), e também do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). A avaliação no Judiciário é que, ao indicar Zanin, Lula fez uma escolha pessoal para 1ª vaga. Para a 2ª, deverá considerar acenos políticos.
Conta a favor de Dantas o fato de ser nordestino e baiano. O estado não tem um representante na Corte desde a aposentadoria de Ilmar Galvão, em 2003, e atualmente, o Nordeste só tem um assento entre os 11 (Kássio Nunes Marques, do Piauí).
Já o ministro Felipe Salomão, por sua vez, é apoiado pelo ministro Alexandre de Moraes e tem excelente trânsito no Judiciário e no Congresso, assim como Benedito Gonçalves. A favor de Pacheco, conta o fato de que uma indicação dele significaria um aceno de Lula ao Congresso.