POLÍTICA

Câmara aprova reforma tributária em 1º turno com 382 votos

Texto ainda será analisado em 2º turno antes de seguir para o Senado
Por Redação 06/07/2023 - 21:54
Atualização: 06/07/2023 - 22:10
A- A+
Lula Marques/Agência Brasil
Deputados votam projeto em 1º turno
Deputados votam projeto em 1º turno

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quinta-feira, 6, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária, em 1º turno. Foram 382 votos favoráveis a 118 contrários. Até a última atualização desta matéria, os parlamentares ainda não tinham analisado os destaques, ou seja, as alterações no texto.

Como se trata de uma alteração constitucional, o texto tem de ser aprovado em dois turnos, com pelo menos 308 votos favoráveis de deputados. Portanto, o texto ainda precisará ser votado em 2º turno antes de ir ao Senado. Após o aval das duas Casas, a proposta poderá ser promulgada pelo Congresso Nacional.

A proposta unifica tributos, prevê imposto seletivo e cria cesta básica nacional. A discussão sobre um novo sistema tributário se arrasta há quase 30 anos no Brasil. Dessa vez, foi possível destravá-la após esforço que uniu diferentes correntes políticas.

Mais cedo, o presidente da Câmara, Arthur Lira, havia afirmado que acreditava na aprovação do texto. O deputado afirmou ainda que mandou mensagem para o ex-presidente Jair Bolsonaro para falar sobre o assunto, mas não foi respondido. Mais cedo, o ex-presidente foi gravado interrompendo o governador Tarcísio de Freitas e pedindo a "união" do partido para "não aprovar nada".

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato