ALAGOAS
Auxílio para famílias afetadas pelas enchentes serão liberados a partir de terça-feira
Governo antecipa pagamento dos auxílios sociais e FGTS
Famílias afetadas pelas enchentes em Alagoas vão receber na próxima terça-feira, 18, o auxílio Bolsa Família e o Cria. A Caixa Econômica Federal vai liberar os valores para todos os NIS (Número de Identificação Social) na primeira data do calendário, segundo anunciou o ministro do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Pelo menos 32 municípios decretaram situação de emergência em função de alagamentos e inundações de rios e lagoas provocados com os temporais que caíram no estado há uma semana.
Serão liberados os auxílios para cadastrados em Atalaia, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, Branquinha, Capela, Cajueiro, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Flexeiras, Ibateguara, Jacuípe, Joaquim Gomes, Maceió, Maragogi, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Murici, Passo do Camaragibe, Paulo Jacinto, Paripueira, Penedo, Pilar, Quebrangulo, Rio Largo, Santana do Mundaú, São José da Laje, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, Satuba, União dos Palmares e Viçosa.
Alagoas chegou a ter mais de 25 mil pessoas desabrigadas e desalojadas e duas mortes foram registradas em Joaquim Gomes e São Sebastião, em função das chuvas. Nesta sexta-feira, o boletim da Defesa Civil mostra 836 pessoas nesta situação. O ministro Wellington Dias anunciou também a disponibilização de saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores dos municípios afetados.
Já os agricultores familiares que perderam a plantação receberão auxílio de R$ 4.600 por família para compensar os prejuízos. Também estão sendo estudadas alterações no cronograma de pagamento do Programa de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf) para renegociação dos empréstimos já concedidos.
Publicidade
Continua após a publicidade