ATO PRÓ-BOLSONARO

Software de contagem de bovinos foi usado para contagem de bolsonaristas

O pesquisador Pablo Ortellado, do Instituto de Estudos Avançados da USP foi quem fez a contagem
Por Redação 27/02/2024 - 13:11

ACESSIBILIDADE

Agência Brasil
Gados
Gados

Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) utilizou um software de contagem, originalmente desenvolvido para monitorar cabeças de gado, para calcular o número de participantes no ato pró-Bolsonaro na Avenida Paulista, do último domingo, 25, contabilizando a presença de aproximadamente 185 mil pessoas. O filósofo Pablo Ortellado foi o responsável pelo relatório do Monitor do Debate Político no Meio Digital da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP (EACH-USP). 

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), aliado de Bolsonaro, estimou em pelo menos 600 mil presentes na manifestação. Confrontado com os números da SSP, Ortellado explicou que existe uma grande dificuldade de acertar tais números.

"As estimativas são muito chutadas. Normalmente os organizadores jogam lá pra cima, às vezes a polícia joga lá pra baixo, e o que temos são estimativas grosseiras. Estávamos preocupados com isso e resolvemos estudar medidas mais cientificamente embasadas para estimar a multidão. E depois de experimentar algumas coisas, começamos a medir as multidões com um software”, explicou Ortellado.

O filósofo ainda explicou que essa tecnologia passou por um treinamento com uma base de dados gerada a partir de fotografias de grandes grupos de pessoas na Universidade de Xangai, localizada na China. Essas imagens retratam multidões em várias situações, desde praias cheias até estádios esportivos. As fotos são então ampliadas e os especialistas marcam detalhadamente as cabeças em um quadro para que o software possa estabelecer um padrão de contagem e identificação.


Encontrou algum erro? Entre em contato