BRASÍLIA
Lira sobre fake news na bancada da Câmara: "Vou impedir deputado de falar?"
Parlamentares estariam usando espaço disseminar mentiras sobre situação no RS
O presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), foi questionado após sessão na terça-feira, 14, sobre a disseminação de fake news por deputados acerca da situação no Rio Grande do Sul. Em resposta, Lira afirmou que não irá restringir a fala dos parlamentares.
O alagoano ressaltou a responsabilidade individual em suas declarações, destacando a diversidade de opiniões na atividade parlamentar.
“O que eu vou falar? Eu vou impedir o parlamentar de falar na tribuna? Eu vou restringir? Cada um é responsável pelo que diz e o que fala. A atividade parlamentar a gente precisa, de uma maneira ou de outra, com seus limites, ter um pouco de tolerância porque aqui nem todos pensam da mesma forma”, disse.
“Vou impedir o deputado de falar?”, responde Arthur Lira sobre fake news a respeito do RS na Câmara.
— Metrópoles (@Metropoles) May 14, 2024
“A gente precisa ter um pouco de tolerância porque aqui nem todos pensam da mesma forma”, prosseguiu o Presidente da Câmara em entrevista nesta terça-feira (14). pic.twitter.com/SNynHIGNTX
A declaração ocorreu em meio a um contexto em que o ministro Paulo Pimenta, da Secom, enviou um ofício ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, apontando 11 postagens em redes sociais de políticos e influenciadores, incluindo o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o empresário Pablo Marçal e o senador Cleitinho Azevedo (Republicanos-MG), como disseminadores de fake news relacionadas às chuvas no estado gaúcho.