COMPROMISSOS
Lira e Pacheco cancelam viagem ao RS por conta de trabalhos legislativos
Câmara aprovou o projeto de lei complementar que permite a suspensão da dívida do RS com a UniãoOs presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, que acompanhariam o presidente Lula e um ministro do STF ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, 15, para anunciar medidas de socorro e reconstrução do estado afetado pelas enchentes, informaram que não poderão embarcar devido aos "trabalhos legislativos". As informações são do site O Globo, do blog do jornalista Lauro Jardim.
A decisão ocorre no contexto da recente aprovação pela Câmara do projeto de lei complementar que permite a suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União. A proposta, enviada pelo governo federal, autoriza a União a zerar as taxas de juros para administrações locais. Agora, o texto segue para análise do Senado.
Até o momento, as enchentes no Rio Grande do Sul resultaram em 149 mortes confirmadas, 112 pessoas desaparecidas e mais de 600 mil desabrigados. As chuvas persistem e, ontem, o nível do Guaíba chegou a 5,25 metros, próximo ao recorde histórico. Além disso, o número de presos relacionados aos incidentes subiu de 78 para 94.
Em resposta à tragédia, o presidente Lula anuncia hoje, no Rio Grande do Sul, a distribuição de um voucher de R$ 5,1 mil para as famílias afetadas. Este auxílio faz parte do programa Recomeço, que será implementado por meio de uma medida provisória.