jogo do poder

Bancada do PL negocia vice para a sucessão de Lira na Câmara

Altineu Côrtes surge como trunfo para que a sigla de Bolsonaro abra mão da disputa
Por Redação 08/07/2024 - 09:09

ACESSIBILIDADE

Mario Agra / Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira

A bancada do PL, composta por 95 parlamentares, está no centro das negociações para ocupar postos-chave na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados a partir do próximo ano. Em um cenário de disputa pela presidência da Casa, o líder do partido na Câmara, Altineu Côrtes (RJ), emerge como um nome estratégico que pode ser lançado no primeiro turno da eleição.

As articulações visam garantir apoio significativo dentro do parlamento, com a possibilidade de o PL abrir mão da própria candidatura e apoiar nomes como Elmar Nascimento (União-BA), Antônio Brito (PSD-BA) e Marcos Pereira (Republicanos-SP). Em troca, o partido liderado por Valdemar da Costa Neto busca assegurar a primeira vice-presidência da Câmara em uma futura gestão.

Antônio Brito e Elmar Nascimento já manifestaram interesse em aceitar Altineu no posto estratégico, desde que o partido se una em torno de suas candidaturas. O cargo de 1º vice-presidente da Câmara não apenas envolve a presidência das sessões na ausência do presidente, mas também confere ao ocupante o papel de vice-presidente do Congresso Nacional, ampliando o poder de influência do partido nas decisões legislativas.

Além das questões de composição da Mesa Diretora, as negociações incluem compromissos políticos mais amplos. Os bolsonaristas condicionam seu apoio à defesa de pautas conservadoras, como as relacionadas à indústria armamentista e questões de "comportamento". A possibilidade de anistia para o ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados, sob investigação pelos eventos de 8 de janeiro, também é discutida nas conversas.

Entre os nomes em disputa, Marcos Pereira enfrenta resistências pessoais de Bolsonaro, apesar de ter recentemente apaziguado relações em encontro em Brasília. Brito, visto como próximo ao governo, busca equilibrar apoios entre diferentes grupos políticos, inclusive ao bolsonarismo. 

Elmar Nascimento, atualmente favorito na disputa pela presidência da Câmara, tem se posicionado como um possível unificador de seu bloco, que conta com 173 parlamentares. Ele já indicou que o apoio do PL seria crucial para consolidar sua candidatura já no primeiro turno da eleição.

Altineu Côrtes, ao ser procurado, preferiu não projetar seu futuro, enfatizando o papel crucial do PL como um fator decisivo nas eleições da Câmara. Ele destacou a importância do partido em oferecer estabilidade a qualquer candidatura que busque suceder Arthur Lira na presidência da Casa, destacando o trabalho contínuo nas negociações políticas em curso. (Com O Globo)


Encontrou algum erro? Entre em contato