POLÍTICA

Eleições 2024: Saiba quais são os benefícios de um mesário voluntario

Mesários têm direito a dois dias de folga sem perda de salário
Por Ana Luíza Ambrózio/Estagiaria sob supervisão 21/07/2024 - 18:42

ACESSIBILIDADE

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Mesmo não sendo remunerados, os mesários têm direitos a benefícios
Mesmo não sendo remunerados, os mesários têm direitos a benefícios

Durante as eleições, enquanto a atenção está voltada para os candidatos e eleitores, os bastidores do processo muitas vezes passam despercebidos. Entre os "protagonistas invisíveis" estão os mesários voluntários, que desempenham um papel crucial na organização do período eleitoral. Embora não recebam remuneração financeira, os voluntários têm alguns benefícios.

Um mesário voluntário é uma pessoa que se oferece para trabalhar nas mesas receptoras de votos durante as eleições. Eles recebem os eleitores, colhem as assinaturas e liberam as urnas eletrônicas para que as pessoas possam votar. 

Geralmente, a mesa é composta por quatro integrantes que atuam em diferentes funções: presidente de mesa, 1° mesário, 2° mesário e secretário. As funções de cada um são informadas na Carta de Convocação que cada mesário recebe.

O que cada um faz?

Presidente da mesa

O presidente é a autoridade máxima na seção eleitoral. Ele é responsável pela urna eletrônica durante toda a votação e responde diretamente ao juiz eleitoral. Além disso, possui autonomia para realizar mudanças nas funções dos demais mesários conforme necessário.

1º e 2º secretário

O primeiro secretário substitui o presidente da mesa em caso de ausência. Se ambos, presidente e primeiro secretário, estiverem ausentes, o segundo secretário assume o comando. Eles têm a função de garantir a correta identificação dos eleitores e a organização da seção eleitoral.

Secretário

O secretário é responsável por gerenciar o acesso dos eleitores ao local de votação, organizando filas e assegurando o atendimento prioritário quando necessário.

Quais os benefícios de um mesário voluntário?

- Cada mesário tem direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado e ao concluir o treinamento, sem perder o salário;

- Auxílio-alimentação para o dia da eleição (no valor de R$ 60);

- Créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais;

- Vantagem de desempate em concursos públicos, se houver previsão em edital.

Como se inscrever para ser mesário voluntário?

Para se tornar um mesário, basta ir até um cartório eleitoral próximo de casa, e, caso o Título de Eleitor esteja regularizado, poderá realizar a candidatura. Caso o candidato prefira, também é possível se inscrever de forma online através do site da justiça eleitoral.

Ao acessar o site, o candidato deve clicar na guia de “quero ser mesário”. Depois, acessar o aplicativo do “E-título” e realizar o cadastro. Após realizar esse procedimento, o cartório eleitoral que você escolheu fará uma análise da sua ficha aprovando ou não a inscrição.

Caso tenham vagas e nenhuma irregularidade na inscrição, o candidato será convocado.

Quem pode se inscrever para ser mesário?

Qualquer pessoa pode se inscrever para ser mesário voluntário nas eleições, desde que esteja com a situação eleitoral regularizada e tenha mais de 18 anos.

Quem não pode ser mesário?

- Menores de 18 anos

- Autoridades e agentes policiais

- Funcionários de confiança do poder executivo

- Candidatos às eleições, seus parentes e cônjuges

- Pessoas que pertencem ao serviço eleitoral 

- Os membros de diretórios de partidos políticos, caso exerçam função executiva

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato