JUSTIÇA

Presidente do PT de Alagoas processa jornalista; sindicato fala em "ameaça"

Ricardo Barbosa afirma que acusações feitas em entrevista são para enfraquecer imagem do partido.
Por Redação 01/11/2024 - 12:43
Atualização: 01/11/2024 - 16:49

ACESSIBILIDADE

Reprodução/instagram
O presidente estadual do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa
O presidente estadual do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa

O presidente estadual do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa, ajuizou nesta sexta-feira, 1º, uma ação judicial por calúnia e difamação contra o advogado Welton Roberto e o jornalista Berg Morais, que foi apoiado pelo Sindicato dos Jornalistas de Alagoas. O sindicato considera a ação judicial uma ameaça à liberdade de imprensa, que deve ser protegida no ambiente democrático.

Barbosa alega que as acusações de improbidade administrativa, feitas durante o programa "Farol Notícias", 28, visam desestabilizar a imagem do partido. Ele classifica as alegações como uma “manobra suja” da política local, oriunda de “forças obscuras” que pretendem minar a coesão do PT.

O presidente do PT enfatizou que todas as contas do diretório foram aprovadas pelo TRE, o que comprova a transparência de sua gestão. Segundo ele, essa aprovação serve de evidência contra as acusações lançadas por seus opositores.

Além disso, Barbosa destaca que as alegações são tentativas de manipulação da opinião pública, desviando o foco dos compromissos do partido. Ele afirmou que, diante de ataques caluniosos, a Justiça é o caminho para evitar que essa situação se perpetue.

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas expressou solidariedade a Berg Morais, alegando que a ação judicial é uma ameaça à liberdade de imprensa. Em nota, o sindicato condenou o uso de processos judiciais como uma forma de cercear jornalistas, prática conhecida como "Lawfare".

O Sindjornal reiterou a importância do exercício livre da imprensa como pilar da democracia, manifestando preocupação com as intimidações que contribuem para o ataque ao estado democrático de direito no país. Veja a nota na íntegra:

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas vem manifestar solidariedade e apoio ao jornalista Berg Morais, que foi processado pelo presidente estadual do PT, Ricardo Barbosa, por ter noticiado sobre o uso de recursos do fundo eleitoral do partido.

A reportagem é baseada no depoimento de uma fonte identificada, o advogado Welton Roberto, que também foi processado.

A prática de ameaçar jornalistas com processos judiciais, conhecida mundialmente como "Lawfare", tem se tornado cada vez mais comum no Brasil, como medida para cercear e silenciar jornalistas.

O Sindjornal reitera que o exercício livre da imprensa é um dos pilares fundamentais para o saudável exercício da democracia e condena intimidações, que contribuem diretamente com a crescente onda de ataques à imprensa e ao estado democrático de direito que o país enfrenta há anos.


Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato