governo lula
Janja afirma que Lula será candidato em 2026 se estiver bem de saúde
Primeira-dama destaca força do presidente e defende transparência em viagem ao Japão
A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, afirmou à BBC News Brasil que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será candidato à reeleição em 2026 caso esteja com a saúde em boas condições. Segundo Janja, Lula está "muito forte".
"Ele será candidato se tudo estiver bem com a saúde dele. Ele sempre coloca essa questão. Eu tô vendo ele muito forte de saúde, então… É isso", declarou, durante entrevista em Tóquio, onde acompanha o presidente em visita oficial ao Japão.
Esta é a primeira viagem internacional de longa distância de Lula após complicações decorrentes de um acidente doméstico sofrido em outubro. O presidente chegou ao Japão na última segunda-feira, 24, e tem compromissos com o imperador Naruhito, a imperatriz Masako e o primeiro-ministro japonês, Shigeru Ishiba.
Críticas e defesa de transparência
Janja antecipou sua chegada ao Japão em uma semana, sem que a viagem fosse divulgada, o que gerou críticas da oposição. Questionada sobre o assunto, ela afirmou que "nunca houve falta de transparência" e que a antecipação ajudou a reduzir custos.
"Obviamente, vim com a equipe precursora para economizar passagem aérea. Fiquei hospedada na residência do embaixador", justificou.
Além de compromissos institucionais, Janja se encontrou com mulheres brasileiras imigrantes no Japão para tratar de temas como violência doméstica. O assunto também foi mencionado por ela durante conversa com o imperador e a imperatriz, a pedido de Lula.