AGORA EX-SECRETÁRIO

Rio Largo: exoneração de Gilberto Gonçalves é publicada no Diário Oficial

Ato ocorre em meio a uma crise política na cidade, que culminou em uma tentativa de golpe
Por Bruno Fernandes 01/04/2025 - 09:46
A- A+
Reprodução/Instagram/@gilbertogg11
O ex-prefeito Gilberto Gonçalves ao lado da esposa, Cristina Gonçalves
O ex-prefeito Gilberto Gonçalves ao lado da esposa, Cristina Gonçalves

A exoneração de Gilberto Gonçalves do cargo de secretário Especial de Governo foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça-feira (1). Embora a medida tenha sido oficializada hoje, o prefeito Carlos Gonçalves adiantou a decisão em coletiva à imprensa na segunda-feira, 31. A exoneração ocorre em meio a uma crise política na cidade.

Gilberto Gonçalves, ex-prefeito de Rio Largo, tem protagonizado embates com o sobrinho e atual prefeito, Carlos Gonçalves. Na segunda-feira, 31, durante sessão extraordinária da Câmara Municipal, uma suposta carta de renúncia assinada pelo prefeito e pelo vice, Peterson Henrique (PP), foi lida. Carlos Gonçalves negou a renúncia e afirmou que o documento era falso.

"Não existe carta de renúncia com minha assinatura. É uma carta falsa, fruto de uma tentativa criminosa de golpe. Eu assumi um compromisso com a população de Rio Largo e vou cumprir. Rio Largo não tem dono. É uma cidade do povo e de Deus. Sigo sendo prefeito, eleito democraticamente", declarou.

Exoneração de Gilberto Gonçalves do cargo de secretário Especial de Governo

Na semana passada, os dois discutiram publicamente durante um evento em homenagem ao mês das mulheres. No momento do discurso, Gilberto Gonçalves dirigiu-se ao sobrinho e afirmou: "Quem colocou você aí fui eu". O episódio intensificou a crise entre tio e sobrinho, que já vinham demonstrando desavenças políticas.

Em nota à imprensa, Carlos Gonçalves declarou que houve uma tentativa de golpe para retirá-lo do cargo. Segundo o prefeito, duas tentativas de autenticação de assinatura em seu nome foram registradas em cartórios de Rio Largo e Porto Calvo. Ele procurou a Procuradoria Geral de Justiça para denunciar o caso.

O prefeito acionou a Justiça para impedir seu afastamento. O mandado de segurança foi protocolado na 1ª Vara Cível de Rio Largo sob o número 0700911-10.2025.8.02.0051 e tramita com prioridade. A ação busca anular a posse do presidente da Câmara, vereador Rogério Silva (PP), alegando que o documento usado para justificar a renúncia é inválido.


Encontrou algum erro? Entre em contato