xadrez político
Lira "torce" por candidatura de Renan Calheiros ao governo de Alagoas
Deputado federal teria mais chances ao Senado com Calheiros fora do páreo
Na semana passada, foi publicada pelo jornalista Voney Malta a informação sobre uma conversa entre deputados estaduais que discutia a possibilidade de Renan Calheiros (MDB-AL) disputar o governo de Alagoas em 2026. Agora, fontes revelaram mais detalhes: o responsável por essa estratégia seria o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), que, em uma jogada estratégica, pretende tirar Renan da disputa
De acordo com um levantamento recebido por Lira, Renan possui o primeiro ou o segundo voto em todos os municípios alagoanos na corrida pelas duas vagas ao Senado em 2026. Ou seja, onde não conta com o apoio da situação local, tem o apoio da oposição, o que lhe garante votos de liderança e de cabos eleitorais – algo que Arthur Lira, por enquanto, não possui na mesma proporção, o que ameaça sua segurança de se lançar como candidato.
Diante desse cenário, Lira teria levado a questão ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em busca de uma possível parceria política. O que seria oferecido em troca ao petista, no entanto, ainda é um mistério. Outra possibilidade que circula nos bastidores é a presidência da federação partidária em gestação entre o União Brasil e o PP. Se concretizada, essa federação poderia tornar-se a maior bancada da Câmara dos Deputados.
Quanto ao antigo aliado JHC (PL), prefeito de Maceió, a relação entre os dois permanece incerta desde a eleição municipal de 2024. No momento, há desconfiança e falta de diálogo entre os dois, o que coloca em dúvida qualquer aliança para 2026. As informações são de Voney Malta.