POLÍTICA
Prestes a deixar presidência do PSD, Rui Palmeira se reúne com Kassab em SP
Governador Paulo Dantas deve assumir o comando da sigla após as eleições de 2026
O vereador Rui Palmeira participou, na segunda-feira, 5, da posse do senador Heráclito Fortes como presidente do conselho político do PSD de São Paulo. No evento, o vereador se encontrou com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab.
Durante a estadia, Rui, que já tem planos de deixar a presidência da sigla em Alagoas discutiu com Kassab o fortalecimento do PSD no estado. Kassab elogiou a atuação do vereador e demonstrou alinhamento político com ele. Rui também se encontrou com políticos que foram aliados de seu pai, Guilherme Palmeira.
O evento contou com lideranças nacionais e reforçou a articulação do PSD para as próximas eleições. Rui declarou que o partido está se organizando para disputar com força em 2026 e destacou o papel de Kassab nas decisões partidárias.
“Foi um ótimo evento, o da posse do senador Heráclito, e também conversamos com o presidente Kassab. O PSD vem forte para 2026”, afirmou Rui.
Em março, o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), também se reuniu com Kassab em São Paulo. Na ocasião, foi convidado a assumir a presidência estadual do PSD, convite que aceitou, mas com posse prevista apenas após as eleições de 2026.
Dantas justificou a decisão de postergar sua mudança para o PSD como uma forma de preservar a estabilidade de sua base política. Ele afirmou que mudanças partidárias antes do fim do mandato podem gerar insegurança entre os aliados.
O PSD tem sido alvo de movimentações em Alagoas. O prefeito JHC demonstrou interesse em ingressar no partido, mas a aliança não avançou. Segundo o jornal O Globo, a aproximação de JHC com o presidente Lula foi um dos motivos da tentativa.
O partido é uma das maiores bancadas da Câmara, com 42 deputados federais. Em 2020, o PSD elegeu 891 prefeitos em todo o país. Esses números refletem a força política da legenda nas eleições municipais e no cenário nacional.