política
Solidariedade pede anistia a vereadores cassados por cota de gênero
Presidente do partido em Alagoas, Adeilson Bezerra critica uso da lei como instrumento político
O advogado Adeilson Bezerra, presidente do Solidariedade em Alagoas, lançou nesta quinta-feira, 14, uma campanha pública em favor da anistia de vereadores que perderam o mandato em razão da aplicação da lei que estabelece a cota de gênero nas eleições.
Segundo Adeilson, "a cassação de mandatos por alegada fraude à cota de gênero é uma violência contra a soberania popular e um golpe à democracia". Ele afirma que, em Alagoas, desde 2022, cerca de 40 processos tramitam na Justiça Eleitoral, representando mais de 40% do total.
"O que vem acontecendo na prática é que esse mecanismo criado para ampliar a participação feminina se transformou em instrumento de caça política, afastando representantes legitimamente eleitos", disse o advogado.
Segundo ele, as consequências incluem "anulações de chapas inteiras, cassações em massa, instabilidade nos legislativos, inelegibilidade dos dirigentes partidários e, o mais nefasto, o enfraquecimento da confiança do eleitor".
Adeilson defende mudanças na legislação. "É necessário garantir a anistia aos partidos e dirigentes e devolver o mandato aos milhares de políticos cassados. Mas não só isso, é fundamental promover formação política efetiva para as mulheres e uma melhor divisão dos recursos para candidaturas", afirmou.