POLÍTICA
Lira só soube de acordo entre JHC e Calheiros apenas após acerto final
Prefeito teria prometido não disputar cargos em 2026 em troca de indicações e apoio político
O deputado federal Arthur Lira (PP) foi o último a saber do acordo político articulado pelo prefeito de Maceió, JHC (PL), seu pai João Caldas e o grupo dos Calheiros em Brasília. Segundo bastidores, quando Lira foi avisado, o pacto já estava fechado, sem espaço para interferência. A informação é do blog do Ricardo Mota, no CadaMinuto.
As articulações, que teriam ocorrido ao longo dos últimos meses, envolveram nomes do alto escalão como o presidente Lula (PT), a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o presidente do PSB, João Campos, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), e o senador Renan Calheiros (MDB).
O acordo previa que JHC abriria mão de disputar qualquer cargo em 2026, inclusive o governo de Alagoas e o Senado, em troca de apoio político à indicação de Marluce Caldas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em contrapartida, também daria respaldo à candidatura de Renan Filho ao Palácio República dos Palmares.
Apesar de aliado histórico, Arthur Lira teria sido mantido fora das negociações. Foi informado sobre o recuo de JHC apenas após o acerto definitivo. Com a desarticulação, JHC também estuda uma possível filiação ao PSB ou assumir o comando estadual do União Brasil.