seu bolso
Calheiros classifica isenção do IR como “passo rumo à justiça tributária”
Senador, relator da proposta no Senado, destacou impacto econômico da medida
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) afirmou, nesta quarta-feira, 26, que a isenção de Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até R$ 5 mil representa “um grande passo rumo à justiça tributária” no país.
Relator do projeto no Senado, Renan foi o único senador a discursar na cerimônia de sanção realizada no Palácio do Planalto, que também contou com a presença do deputado Arthur Lira (PP-AL), relator na Câmara, e de ministros do governo.
Em seu pronunciamento, o senador disse sentir-se “honrado” por contribuir para o que chamou de “revolução do Imposto de Renda zero”, ressaltando que o ganho médio anual estimado para os trabalhadores será de R$ 3.500, valor que, segundo ele, pode funcionar como um “14º salário”. Renan destacou que os recursos liberados podem fortalecer o consumo, ajudar no pagamento de dívidas e movimentar a economia.
O parlamentar aproveitou o discurso para relembrar políticas implementadas em seus mandatos à frente do Senado, como o aumento real do salário mínimo e a extensão dos direitos trabalhistas a empregados domésticos. Renan presidiu a Casa em três períodos: 2005 a 2007, 2013 a 2015 e 2015 a 2017.
A ausência do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre (MDB-AP), chamou atenção durante o evento, assim como a do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), que também não participou da solenidade.



