entre Brasil e Paraguai
Lula e Renan Filho inauguram Ponte da Integração e criam corredor logístico
Obra de R$ 1,9 bilhão sobre o Rio Paraná amplia capacidade da fronteira em Foz do Iguaçu
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro dos Transportes, Renan Filho, inauguraram nesta sexta-feira, 19, a Ponte da Integração, segunda ligação rodoviária entre Brasil e Paraguai sobre o Rio Paraná, em Foz do Iguaçu. A nova estrutura inaugura um corredor logístico estratégico para o comércio exterior e para a integração regional.
Com investimento total de R$ 1,9 bilhão, financiado pelos dois países, a ponte terá liberação gradual do tráfego. Na fase inicial, a travessia será destinada a caminhões sem carga, conforme cronograma definido pelos órgãos de fiscalização. A expectativa é reduzir a sobrecarga da Ponte Internacional da Amizade e ampliar a eficiência logística da fronteira.
Durante a solenidade, Lula destacou o simbolismo da obra para a integração sul-americana. “Enquanto alguns defendem muros e barreiras, nós construímos pontes. Quem ganha com isso é o povo, a economia e a paz entre os países”, afirmou o presidente.
Renan Filho ressaltou que as obras do lado brasileiro já estão concluídas, incluindo a rodovia Perimetral Leste, que conecta a BR-277 à ponte. “A partir da liberação do tráfego, fortalecemos a conexão com o Paraguai e avançamos na integração do Mercosul, com impacto direto no desenvolvimento regional”, disse o ministro.
A ponte tem 760 metros de extensão, com vão livre central de 470 metros — o maior da América Latina — e estrutura estaiada com torres de 190 metros de altura. O financiamento contou com aporte de R$ 727 milhões da Itaipu Binacional, destinados à construção da ponte e às obras de acesso.
A funcionalidade da nova ligação está associada à Perimetral Leste, com 14,7 quilômetros, além da construção de aduanas e viadutos, que retiram o tráfego pesado do centro urbano de Foz do Iguaçu. Segundo a Itaipu, a infraestrutura deve impulsionar o fluxo comercial e turístico, além de melhorar a mobilidade urbana.
A liberação total para veículos de carga está prevista entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão das obras de acesso no lado paraguaio, consolidando o novo corredor logístico internacional.



