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Banco dos BRICS aprova empréstimo de US$ 150 mi para obras do BRT em Maceió

Financiamento foi liberado pelo New Development Bank, instituição presidida por Dilma Rousseff
Por Redação 21/12/2025 - 15:35
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Maquete de estação do BRT
Maquete de estação do BRT

A Prefeitura de Maceió obteve a aprovação de um empréstimo de US$ 150 milhões junto ao New Development Bank (NDB), instituição financeira multilateral criada pelos países do BRICS e atualmente presidida pela ex-presidenta Dilma Rousseff. O anúncio foi feito pelo próprio banco e confirma a destinação dos recursos para a implantação do sistema de ônibus de trânsito rápido (BRT) na capital alagoana.

O financiamento havia sido solicitado pela Prefeitura de Maceió em julho deste ano, quando o Executivo encaminhou à Câmara Municipal projeto pedindo autorização para contratar operações de crédito voltadas ao Programa Avança Maceió. À época, a proposta gerou desconforto entre vereadores, especialmente da oposição, que cobravam maior detalhamento sobre a aplicação dos recursos e alertavam para o aumento do endividamento municipal.

Após negociações com a base governista, o projeto foi aprovado com apenas três votos contrários. A presidente da Comissão de Justiça, vereadora Olívia Tenório (PP), defendeu a autorização ao afirmar que a capacidade de endividamento foi avaliada em conjunto com a Secretaria da Fazenda e a Comissão de Orçamento, destacando que o índice atual de 18,56% está abaixo do limite constitucional.

Segundo o NDB, os recursos financiarão a construção de um sistema BRT ao longo do principal eixo de mobilidade da cidade, com o objetivo de melhorar o fluxo viário, priorizar o transporte coletivo e promover desenvolvimento socioeconômico sustentável. A operação conta com garantia da República Federativa do Brasil e está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como cidades sustentáveis, infraestrutura e ação climática.

De acordo com a Prefeitura, o projeto prevê investimento total de cerca de R$ 2 bilhões, com 28 quilômetros de faixas exclusivas para BRTs nas avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. O sistema deve operar com nove linhas troncais, partindo de terminais como Eustáquio Gomes e Benedito Bentes, além de 63 linhas alimentadoras, reduzindo o tempo de deslocamento em até uma hora nos horários de pico.


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