POLÍTICA
Presidente Lula deve visitar Alagoas no fim de fevereiro de 2026
Presença do petista está ligada à realização da Caravana Federativa
O presidente Lula deve visitar Alagoas no fim de fevereiro de 2026, antes de concentrar agenda na campanha de reeleição. A presença está ligada à realização da Caravana Federativa, prevista para ocorrer nos dias 26 e 27 do mesmo mês.
A confirmação da visita foi comunicada ao secretário de Estado de Relações Federativas e Internacionais, Júlio Cezar, após reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, realizada na terça-feira, 23.
“A vinda da Caravana é resultado de um diálogo iniciado há cerca de três anos. Conseguimos alinhar todos os pontos. Temos certeza de que essa iniciativa tão esperada vai ser fundamental para aproximar os municípios alagoanos da União, fortalecendo o pacto federativo e contribuindo para a resolução de demandas históricas”, destacou.
O encontro ocorreu com assessor especial da Secretaria de Assuntos Federativos, vinculada à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Na reunião, foram definidos encaminhamentos finais para a primeira edição da Caravana no estado.
Coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais, a iniciativa reúne ministérios, bancos públicos e órgãos federais. O objetivo é facilitar o acesso de estados e municípios a serviços e políticas do Governo Federal.
Estão confirmadas as participações da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Sebrae. Também há articulações com a Petrobras, além do envolvimento da Associação dos Municípios Alagoanos e da ABM.
Na segunda semana de janeiro, equipe da Secretaria de Relações Institucionais fará visita técnica ao Centro de Convenções, em Maceió, local do evento. A agenda inclui atendimento a gestores, orientações sobre convênios e encaminhamentos administrativos.



