xadrez político

Lira deixa apoio ao Planalto em aberto após pré-candidatura ao Senado

Ex-presidente da Câmara dos deputados evita antecipar posição na corrida ao Planalto
Por Redação 12/02/2026 - 06:06
A- A+
Câmara dos Deputados/arquivo
Arthur Lira anuncia sua pré-candidatura ao Senado
Arthur Lira anuncia sua pré-candidatura ao Senado

O deputado federal e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), confirmou nesta quarta-feira, 11, que é pré-candidato ao Senado nas eleições de outubro deste ano. Apesar do anúncio, o parlamentar não definiu qual candidatura apoiará na disputa pela Presidência da República.

Segundo interlocutores, a decisão sobre o palanque presidencial não deve ocorrer no curto prazo. Lira apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições anteriores, mas mantém interlocução institucional com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Diante desse histórico, aliados avaliam que ainda é cedo para afirmar se ele estará ao lado de uma eventual candidatura à reeleição de Lula, de um nome do PL ou de outra alternativa no campo do centrão.

O evento de lançamento da pré-candidatura ao Senado está previsto para ocorrer na primeira quinzena de março, em Maceió, com a presença de aliados políticos. Em Alagoas, duas vagas ao Senado estarão em disputa. 

A expectativa é de que Lira enfrente o senador Renan Calheiros (MDB-AL), que busca a reeleição e conta com o apoio do presidente Lula. Caso ambos integrem o mesmo campo político nacional, o cenário poderá reunir adversários históricos na mesma base de sustentação.

Ao comentar o anúncio, Renan afirmou que Lira “deve ficar um pouco mais na Câmara” e declarou que o MDB irá discutir internamente critérios para definição de candidaturas no estado. Segundo ele, apenas será candidato pela legenda quem assumir compromisso com os nomes da coligação.

A disputa ao Senado pode ganhar novos contornos com a eventual entrada de outros pré-candidatos, como o deputado Alfredo Gaspar (União Brasil-AL), citado como possível alternativa no pleito.

Paralelamente, o cenário estadual também envolve movimentações para o governo de Alagoas. O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), é apontado como possível candidato ao Executivo estadual e pode enfrentar o prefeito de Maceió, JHC (PL), aliado político de Lira.


Encontrou algum erro? Entre em contato