POLÍTICA
“Está muito cedo para o Arthur Lira sair da Câmara", afirma Renan Calheiros
Declaração repercutiu como um gesto de desestímulo à disputa do deputado por uma vaga no Senado
“Está muito cedo para o Arthur Lira sair da Câmara dos Deputados, ele tem que ficar um pouco mais". A frase foi dita pelo senador Renan Calheiros (MDB) nesta sexta-feira, 30, durante um evento em Pariconha, Sertão de Alagoas. A declaração ocorreu em meio às movimentações para as eleições de 2026 e repercutiu como uma crítica indireta às pretensões eleitorais do deputado federal.
Adversários políticos de longa data, Calheiros e Lira podem se enfrentar este ano por uma vaga para o Senado. Renan articula uma chapa ao lado do filho, o ministro dos Transportes Renan Filho (MDB). Do outro lado, Lira tem sinalizado interesse em concorrer a uma das cadeiras da Casa.
Ainda em 2024, o deputado federal afirmou que poderia concorrer ao Senado em 2026. À época, ele disse: "Se eu tiver oportunidade [...] eu irei, se não, coloco outro nome à prova". Já em 2025, aliados de Lira confirmaram que ele iria concorrer ao cargo.
Diante da possibilidade de Lira entrar na disputa, a fala de Calheiros repercutiu como um gesto de desestímulo à movimentação do adversário.
Um post compartilhado por Jornal Extra Alagoas (@extraalagoas)
Pesquisa projeta cenários para a eleição em Alagoas
A primeira pesquisa sobre a disputa pelo Senado, realizada pela TDL Pesquisa & Marketing, mostra Alfredo Gaspar (União Brasil), Arthur Lira e Renan Calheiros tecnicamente empatados dentro da margem de erro.
No primeiro cenário, com a presença de Marina JHC, os indecisos somam 28,1%, seguidos por Alfredo Gaspar (23,4%), Renan Calheiros (23,1%) e Arthur Lira (22,3%). Já no segundo cenário, sem Marina JHC, Renan Calheiros lidera com 29%, seguido por Alfredo Gaspar (25,6%) e Arthur Lira (24,3%). Os indecisos representam 18,8%, enquanto votos brancos e nulos somam 13,6%.



