atenção primária
Prefeitura municipal de Rio Largo lança Cartão de Saúde da Mulher
Ação é iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal da Mulher e Pessoa com Deficiência
A Prefeitura de Rio Largo deu mais um passo importante na promoção da saúde e no cuidado integral com as mulheres. Nesta quarta-feira (26), foi lançado oficialmente o Cartão de Saúde da Mulher, uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal da Mulher e Pessoa com Deficiência (SEMUPcD) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que visa aprimorar o acompanhamento das riolarguenses nos serviços de atenção primária.
O novo cartão funcionará como um registro individualizado de cada paciente, reunindo informações sobre consultas, exames e ações preventivas. O objetivo é garantir mais agilidade, qualidade e continuidade no cuidado com a saúde das mulheres em todas as unidades do município.
De acordo com a secretária da Mulher e Pessoa com Deficiência, Anny Kelly, o cartão simboliza o compromisso da gestão com o bem-estar e a valorização das mulheres.
“Em Rio Largo, cuidar das mulheres é o que motiva a nossa gestão todos os dias. O Cartão de Saúde da Mulher representa acolhimento, respeito e responsabilidade com a vida de cada uma. Queremos que todas tenham um acompanhamento mais próximo e humano, garantindo qualidade e dignidade em cada atendimento”, destacou.
O Cartão de Saúde da Mulher já está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Rio Largo e será destinado às mulheres com idade entre 20 e 80 anos. A expectativa é que mais de 30 mil mulheres sejam contempladas pela iniciativa, fortalecendo as ações de prevenção e cuidado contínuo.
O secretário municipal de Saúde, Aroldo Ferro, reforçou a importância da integração entre as pastas e o impacto positivo que o cartão trará para a rede municipal.
“Com esse novo instrumento, poderemos acompanhar de forma mais eficiente a saúde das nossas pacientes, organizando o histórico clínico e facilitando o acesso aos serviços. Essa é mais uma demonstração de que a gestão municipal tem trabalhado para construir uma saúde mais próxima, resolutiva e humanizada”, afirmou.
O lançamento aconteceu por meio das redes sociais, após a apresentação e capacitação dos profissionais responsáveis pelos atendimentos em todas as unidades de referência municipais, além do Espaço AMU. Para ter acesso, as mulheres podem solicitar no momento das consultas, com o preenchimento dos dados clínicos pelo profissional, que pode ser médico ou enfermeiro.
Desta forma, as mulheres atendidas pela rede de saúde em Rio Largo terão sempre as informações reunidas e documentadas com acompanhamento de citologia, mamografia, colposcopia, odontologia e outras especialidades e exames.



