Mídia: Israel e Hamas chegam a consenso sobre o fornecimento de ajuda humanitária à Faixa de Gaza

Por Sputnik Brasil 08/07/2025 - 21:40
A- A+
Mídia: Israel e Hamas chegam a consenso sobre o fornecimento de ajuda humanitária à Faixa de Gaza

Israel e o movimento palestino Hamas chegaram a um consenso sobre o fornecimento de ajuda humanitária à Faixa de Gaza durante as negociações indiretas em Doha, informou a emissora Al Arabiya, citando suas fontes.

As fontes acrescentaram que as partes estão atualmente discutindo a possível redistribuição das tropas israelenses.

Na semana passada, o Hamas confirmou sua resposta positiva à proposta de um novo acordo de cessar-fogo com Israel e sua prontidão para iniciar as negociações. No sábado, o portal de notícias Ynet noticiou, citando uma fonte israelense de alto escalão, que as autoridades israelenses decidiram enviar uma delegação ao Catar para negociações indiretas sobre um acordo de cessar-fogo com o Hamas.

Em 30 de junho, o ministro das Relações Exteriores egípcio, Badr Abdelatty, afirmou que o Cairo, juntamente com outros mediadores, estava tentando negociar um cessar-fogo de 60 dias na Faixa de Gaza e a libertação de vários reféns israelenses. O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou na terça-feira (1º) por meio de rede social que Israel havia concordado com as condições necessárias para finalizar o cessar-fogo de 60 dias.

Em 7 de outubro de 2023, Israel foi alvo de um ataque de foguetes sem precedentes da Faixa de Gaza. Além disso, combatentes do Hamas se infiltraram nas áreas de fronteira, abriram fogo contra militares e civis e fizeram mais de 200 reféns. Autoridades israelenses afirmam que cerca de 1.200 pessoas foram mortas durante a investida.

Em resposta, Israel lançou a operação Espadas de Ferro na Faixa de Gaza e anunciou um bloqueio total do enclave. As hostilidades, interrompidas por breves cessar-fogos, custaram a vida de mais de 57 mil palestinos e cerca de 1.500 israelenses, e se espalharam para Líbano e Iêmen.


Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato