'Risco de nova escalada': jornal chinês avalia perspectivas da tensão Tailândia-Camboja

Por Sputnik Brasil 25/07/2025 - 05:33
A- A+
'Risco de nova escalada': jornal chinês avalia perspectivas da tensão Tailândia-Camboja

Os acontecimentos recentes apontam para um agravamento da situação na fronteira entre Tailândia e Camboja, escreve o jornal chinês Global Times, citando o analista militar Zhang Xiaogang.

O especialista destaca que o confronto entre Bangkok e Phnom Penh poderia se agravar no futuro próximo.

"O mais recente desenvolvimento da Tailândia implantando caças F-16 e Camboja implantando artilharia de foguetes indicou um agravamento da situação da fronteira Tailândia-Camboja, que corre o risco de uma nova escalada", ressalta ele.

Neste contexto, continua o analista, a Tailândia tem a vantagem militar devido às suas armas mais modernas.

Além disso, o jornal sublinha que tanto a Tailândia quanto o Camboja são vizinhos amigáveis da China, e essa escalada não beneficia nem as partes, nem toda a região.

Assim, finaliza a publicação, a melhor opção de resolver a tensão entre os países é uma solução pacífica por meio de conversas.

A escalada do conflito fronteiriço entre a Tailândia e o Camboja entrou na fase armada na manhã desta quinta-feira (24). Após tiroteios, as partes trocaram ataques de artilharia, o Camboja usou sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Grad contra alvos civis na Tailândia.

A Tailândia, por sua vez, respondeu com um ataque aéreo, há mortos e feridos, e as autoridades de quatro províncias fronteiriças da Tailândia anunciaram a evacuação de moradores.

As relações entre a Tailândia e o Camboja deterioraram-se acentuadamente após o confronto de 28 de maio entre os militares dos dois países em uma área disputada da fronteira, na qual um militar cambojano morreu.


Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato