Missionários usam drones, promovem sua fé entre tribos da Amazônia, desafiando lei brasileira (FOTOS)

Missionários evangélicos no Brasil lançam secretamente dispositivos com gravações de áudio da Bíblia, a partir de drones, no território de tribos isoladas da Amazônia, desenvolvendo atividades missionárias ilegais, escreve o jornal britânico The Guardian.
O jornal destaca que o governo brasileiro segue a política de que as tribos isoladas devem iniciar qualquer contato por sua própria iniciativa com o mundo exterior, a fim de apoiar o direito dos povos à autodeterminação.

Neste contexto, continua o artigo, o Estado controla rigorosamente o acesso aos povos indígenas, a fim de protegê-los de doenças, contra as quais eles podem não ter imunidade alguma.
Segundo o jornal, missionários dos Estados Unidos e do Brasil tentaram repetidamente entrar em contato com comunidades isoladas no Vale do Javari, mas tiveram sua entrada negada e agora estão usando meios técnicos mais avançados.
"Aparelhos movidos a energia solar recitando mensagens bíblicas em português e espanhol apareceram entre membros do povo Korubo no Vale do Javari, perto da fronteira Brasil-Peru", ressalta a publicação.

Em particular, pelo menos sete dispositivos semelhantes a um telefone celular foram encontrados na vila de Korubo, que podiam reproduzir continuamente passagens da Bíblia e sermões de um batista americano.

Assim, finaliza a publicação, a tribo Korubo entrou recentemente em contato com o mundo exterior, atraindo a atenção especial dos missionários. Apesar das proibições e dos riscos à saúde dos indígenas, eles continuam usando novos métodos para tentar converter as comunidades isoladas ao Cristianismo, gerando tensão entre a atividade missionária e as políticas de proteção dos povos indígenas.
A polícia já está investigando essas ações clandestinas para apurar possíveis violações das leis brasileiras que protegem os povos indígenas isolados.
Por Sputinik Brasil