Alckmin sugere buscar novos mercados para driblar tarifaço dos EUA

Por Sputnik Brasil 19/08/2025 - 19:05
A- A+
© Sputnik Brasil / Guilherme Correia
Alckmin sugere buscar novos mercados para driblar tarifaço dos EUA

Nesta terça-feira (19), o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, sugeriu buscar novos mercados para driblar o "tarifaço" dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros durante conferência anual promovida pelo Santander, realizada a portas fechadas no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo (SP).

O encontro, restrito a convidados — executivos, empresários, investidores e altas lideranças — não teve acesso da imprensa em geral.

No evento, Alckmin reiterou os esforços em curso para lidar com o conjunto de tarifas impostas pelos EUA sobre exportações brasileiras. Ele destacou que o governo tem trabalhado intensamente nos bastidores, com objetivo de expandir a lista de produtos com isenção e reduzir essa alíquota imposta sobre o comércio entre os dois países.

O ministro disse que "não há nenhuma razão de natureza econômica e comercial para que a tarifa seja implementada", apontando que a aplicação da medida seria injusta para o Brasil.

Ele afirmou ainda que "a conversa [com o secretário de Comércio dos EUA foi proveitosa, mas vamos aguardar, são conversas institucionais, devem ser reservadas".

Alckmin também mencionou que o governo brasileiro tem dialogado com o setor produtivo doméstico, coordenando discussões com empresários dos segmentos mais impactados, como carne, café e açúcar, para estruturar respostas caso o tarifaço seja mantido.

Na conferência, o vice-presidente enfatizou a complementaridade entre Brasil e Estados Unidos. Relembrou que, no caso do aço, por exemplo, o Brasil é terceiro comprador do carvão americano, produz aço semimanufaturado e exporta para os EUA, onde é transformado em veículos, aeronaves e máquinas.


Por Sputinik Brasil


Encontrou algum erro? Entre em contato