ATENÇÃOs

Terremoto de magnitude 7,7 atinge a Rússia

Até o momento, não há informações sobre possíveis consequências ou vítimas
Por Sputnik Brasil 13/09/2025 - 11:12
A- A+
© Sputnik / Alexey Filippov
Terremoto de magnitude 7,7 atinge a Rússia

Sismólogos registraram um terremoto de magnitude 6,3 no Oceano Pacífico, próximo à costa leste de Kamchatka. Os tremores foram sentidos em áreas povoadas da península, informou o Centro de Pesquisa de Geofísica da Academia Russa de Ciências neste sábado (13).

Ao mesmo tempo, de acordo com os instrumentos do Grupo de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatka do Instituto de Vulcanologia e Sismologia da Academia Russa de Ciências, a magnitude do evento sísmico foi estimada em 7,7.

Segundo o serviço geofísico russo, o epicentro do terremoto estava localizado a 123 quilômetros de Petropavlovsk-Kamchatsky, a uma profundidade de 46,8 quilômetros.

A estimativa preliminar da intensidade dos tremores em Petropavlovsk-Kamchatsky foi de até seis pontos na escala local. Até o momento, não há informações sobre possíveis consequências ou vítimas.

De acordo com um correspondente da Sputnik, os moradores de Petropavlovsk-Kamchatsky ficaram visivelmente alarmados com os tremores, saindo apressadamente de casas, escritórios e centros comerciais.

Em 30 de julho, Kamchatka foi atingida pelo mais forte terremoto desde 1952, com magnitude 8,8. Desde então, os cientistas registram diariamente abalos secundários. A maioria não é sentida nas áreas habitadas.

Os sismólogos destacam que a intensidade e a força desses tremores vêm diminuindo gradualmente, mas classificam a atividade sísmica atual como "extremamente alta". Por decisão do governador regional, foi decretado estado de emergência natural na região.

Por Sputinik Brasil

Leia mais sobre


Encontrou algum erro? Entre em contato